25.3.16

Boxer braids: o que é e como fazer ?

Boxer Braids 


Vira e mexe um novo penteado surge para fazer a cabeça das mulheres. O coque alto teve seu momento, mas agora chegou a vez das boxer braids. Quer dizer, há controvérsias e quero falar um pouquinho sobre isso. As “tranças de boxeadoras”, andaram ganhando fama recente porque lutadoras de UFC como Miesha Tate e Holly Holm apostaram no estilo para proteger seus cabelos durante as lutas. É uma questão de estilo e praticidade,
digamos assim, no caso das lutadoras, pois a trança fica bem juntinha do couro cabeludo. No entanto, esse estilo de prender as madeixas é usado há décadas, senão centenas de anos, por mulheres negras e tem outros nomes. Nos Estados Unidos, por exemplo, são chamadas de “cornrows”, “plaits” ou “banana braids” nas comunidades afrodescendentes, mas agora, com a ascensão do UFC e a popularidade das lutadoras, as tranças passaram a ser usadas também por mulheres brancas, mas mudaram o nome… Optaram por uma versão mais comercial, mais fashionista, talvez? Ou seria algum tipo de preconceito disfarçado? Achei curioso ler sobre isso e me fez pensar em apropriação cultural. Não tenho muito entendimento para falar sobre o tema, confesso, mas acho que é uma discussão válida e quis escrever sobre porque acho importante que a gente se aprofunde nos assuntos sempre que possível porque isso nos leva a refletir. E falando sobre isso e citando um ótimo exemplo, compartilho com vocês o link de uma postagem da blogueira Bruna Marconi, de Salvador, que fala um pouco sobre esse lance de “está super na moda ser negro desde que você não seja negro” e apropriação cultural. Tem tudo a ver com o que levantei nas linhas acima: https://goo.gl/32L9tS.


Na montagem que fiz acima, como podem ver, as boxer braids começam bem no topo da cabeça, na parte frontal, e vão descendo pelas laterais. As pontas podem ser trançadas ou usadas soltas mesmo, como um rabo de cavalo. O cabelo é repartido ao meio e uma trança embutida é feita em cada um dos lados. Esse penteado fica bem em mulheres que têm mais cabelo ou volume. Pessoas com o cabelo muito fino ou ralo (como eu) não vão conseguir um resultado como o das fotos, por exemplo. Adorei a versão feita por Rita Ora para uma ocasião mais arrumadinha: ela colocou grampos com pérolas para deixar o visual (hoje associado com o esportivo), mais elegante.


A mídia tem dito que Kim Kardashian West foi a responsável pela popularidade das boxer braids. E todas as celebridades negras que usam ou usaram essas tranças há anos? Sasha Obama, filha de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, por exemplo, já foi vista usando esse penteado inúmeras vezes, inclusive em festas de gala da Casa Branca. Li um artigo maravilhosamente redigido por uma repórter da revista Teen Vogue em que ela explica que essas tranças só estão se tornando populares agora entre mulheres brancas porque algumas que estão na mídia – como o clã das Kardashian e as lutadoras de MMA – têm aderido ao penteado e assim, chamado atenção e dado visibilidade a ele. Mas e todas as celebridades negras que sempre o usaram e ninguém nunca falou nada? É mesmo para pensarmos, gente! Parece algo tão bobo falar de uma trança, né? Mas não é não e infelizmente eu não tenho domínio sobre o assunto, mas como mulher estou me questionando muita coisa ao escrever esse post. Vejam aí quantas mulheres negras importantes usando esse estilo de penteado e ninguém nunca tinha parado para falar. Curioso, né? Talvez seja o retrato de uma sociedade hipócrita e preconceituosa? Por que agora, quando as Kardashian resolveram usar e as lutadoras também , de repente o penteado virou “queridinho”?


Já as lutadoras, todas aparecem usando a “boxer braid” em algum momento da carreira. Como disse acima, para quem pratica o esporte é um penteado prático, mas acima de tudo o que mais oferece proteção ao cabelo, acredito eu, e também não oferece “perigo” de ficar caindo no rosto e tal.


Como fazer boxer braids

E se você gostou das tranças laterais e quer aprender a fazer, compartilho com vocês um tutorial ótimo de uma blogueira de Portugal que mostra direitinho. Eu vou tentar fazer , mas esse vídeo é muito bom. Vejam e aprendam! <3

1 comentário:

  1. Gosto imenso desse tipo de looks talvez não usasse mas adoro ver
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar